Na ponta da Chuteira - O maior reforço do Palmeiras é a torcida


Dudu? Arouca? Zé Roberto? Cleiton Xavier? Se você acha que eles são os principais reforços do Palmeiras, errou. A grande tacada da diretoria alviverde comandada por Paulo Nobre foi resgatar o amor do torcedor pelo clube de coração.

 O número de adesões já se aproxima a 90 mil, e com expectativa de crescer ainda mais.    Isso gera uma arrecadação maior para a instituição, que aos poucos pode se organizar e no ano que vem montar um time ainda melhor. Além disso, com mais sócios, a tendência é que o Allianz Parque tenha bons públicos, ganhando mais renda com bilheteria. Sem contar o fato do visitante sofrer mais pressão jogando em casa cheia.
 Bom para o Palmeiras, bom para o torcedor e bom para o futebol, que tem tudo para ver uma das maiores equipes do país voltando a ser competitiva.


É claro que as contratações de peso foram um fator determinante para que o Verdão atingisse essa marca. Com um time forte, a expectativa por títulos é maior, a torcida ganha esperança e aposta nos projetos da diretoria. O palmeirense é hoje o torcedor mais feliz do Brasil. Os mais sensatos até sabem que o elenco não é o melhor do país, mas reconhecem a evolução em 2015 e acreditam que nesse ano vai ter taça no Allianz Parque.

É uma lição que clubes como São Paulo e Flamengo, por exemplo, precisam aprender. O tricolor paulista tem a terceira maior torcida do Brasil, porém são apenas 44.505 associados ao clube. É muito pouco para quem é hexacampeão brasileiro e tricampeão mundial.
Já o rubro negro teve um surto de crescimento em 2013, principalmente nas fases decisivas da Copa do Brasil, quando o número de adesões subia assustadoramente. Porém, no ano passado, o sucesso não se repetiu e com o fracasso na Libertadores, muitos sócios-torcedores cancelaram seus planos. Cabe às duas diretorias fazer com que os planos de sócios-torcedores sejam mais atrativos.


Ontem o Palmeiras anunciou o seu 18° reforço, o goleiro Aranha que estava no rival Santos Futebol Clube. Uma das causas da saída dele no peixe foram os salários atrasados, deixando o atleta 5 meses sem receber.

E para você, leitor, qual é o plano ideal para atrair novos adeptos?